segunda-feira, outubro 04, 2010

X Escola de Astronomia

Foto oficial - X Escola de Astronomia.




Aconteceu na semana passada, entre 26 de Setembro e 1 de Outubro, a X Escola de Astronomia da OBA, realizada pelo CCD. O evento aconteceu na cidade de Águas de Lindóia, SP, e contou com a participação de 105 estudantes de ensino médio de diversas partes do país (uma lista completa pode ser vista aqui).


Os estudantes assistiram a oito cursos matinais, divididos em quatro turmas: Albireo, Bellatrix, Cyguns X-1 e Zubenelgenubi. Os .ppt dos cursos estão disponíveis para dowload nos links abaixo (em itálico os links que ainda serão colocados):
  1. Mecânica Celeste, Daniel Soares
  2. Matrizes, Otávio Menezes
  3. Bases da Cidadania Estatística, Bruno L'Astorina
  4. Astronomia e Imagem, Charles L'Astorina
  5. Astronomia e Cultura, Victor Alencar
  6. Lentes e Telescópios, Julio Campagnolo
  7. Projeção Estereográfica, Felipe Assis
  8. Projetos, Bruno L'Astorina
Além disso, houve ainda quatro palestras de temas astronômicos gerais:
  1. Panorama Astronômico, Fabrício Caluza e Rafael Tafarello
  2. Planetas Extrassolares, Dra. Adriana Válio (CRAAM/Mackenzie)
  3. Mundos Habitados, Victória Flório (IFGW, Unicamp)
  4. 400 Anos de Telescópios, Dr. Bruno Castilho (LNA)
Aconteceram, ainda, rodas epistemológicas. Elas objetivavam  promover discussões filosóficas sobre alguns temas ligados à astronomia e ao conhecimento em geral, como: o conceito de verdade; o modo de funcionamento e de investigação da ciência; suas relações com arte e com religiões; problemas de linguagem e questões morais ligadas a isso tudo; qual a situação da astronomia diante de todas essas questões.


Houve também uma caça ao tesouro astronômica, na qual saiu-se vencedora a equipe Risco. Na noite de encerramento, seus integrantes receberam como prêmio um cartaz do Fiuk.


As noites nubladas não contribuíram com as observações: apenas Júpiter, em uma das noites, pôde ser observado ao telescópio. Em compensação, houve algumas horas de observação do céu no Stellarium, além da exibição do filme Guia do Mochileiro das Galáxias, adaptado a partir do livro homônimo de Douglas Adams.


Por fim, houve a sempre inesquecível ReSa (Reunião Satírica) na última noite. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário