sábado, novembro 27, 2010

Seleção 2011: Primeira Prova

Saiu hoje a primeira prova do processo de seleção para IOAA e OLAA de 2011. Os participantes do processo seletivo têm até três semanas para responde-la, devendo enviar suas respostas até domingo, dia 19 de Dezembro de 2010.

É permitida qualquer consulta a material escrito e eletrônico durante a realização da prova, mas é vedada a realização total ou parcial da prova por terceiros. A fonte de consulta mais natural e, a nosso ver, mais importante, são as cinco apostilas do Curso de Astronomia Geral, disponível em papel para a maioria de vocês e em pdf em nosso blog. Mas outras ferramentas, como a Wikipedia e o Stellarium, podem se mostrar bastante úteis em alguns casos. O conteúdo cobre o núcleo principal dos assuntos importantes para a Segunda Prova, mas não cobrem todos; neste caso, o guia seguro ainda são as apostilas.

Como foi explicado no regulamento, poderá fazer a Segunda Prova, presencial, quem acertar ao menos 50% das questões da Primeira Prova. Para os que não viram, o regulamento está disponível aqui.

sexta-feira, novembro 12, 2010

Seleção 2011: Regras

Está para começar o processo seletivo para as edições de 2011 da International Olympiad on Astronomy and Astrophysics (IOAA) e da Olimpiada Latinoamericana de Astronomia y Astronautica (OLAA), que serão sediadas, respectivamente, em Gdansk na Polônia e em Santiago do Chile.

A Primeira Prova será divulgada na sexta-feira, dia 26 de Novembro de 2010 e deverá ser entregue até três semanas depois disso. Mais informações sobre esta prova e as seguintes podem ser obtidas no regulamento completo do processo de seleção.

Boa seleção a todos!

Atividade 2 - Curso Eta

Aqui vai a Segunda Atividade do Curso à Distância.

A Atividade 2 pode ser baixada aqui!

Se a outra foi experimental, essa é observacional, para ser feita com o Céu Real, o Stellarium e as duas cartas celestes anexas (um planisfério mudo em projeção cilíndrica e um mapa do céu em projeção estereográfica). Antes de fazê-la, leia o Texto Complementar 1, postado anteriormente. A Atividade começa no dia 10 de Novembro e deve ser entregue no Dia do Periélio, 3 de Janeiro! O prazo é maior porque a atividade é maior, mas enviaremos outras coisas antes disso.

Sobre os prazos, vale ressaltar: eles não precisam ser seguidos rigidamente! Digo, essas atividades não visam avaliar vocês, são apenas uma forma de acompanharmos o que fazem; caso alguém queira enviar depois do prazo, sem problemas! A data em si só serve para que a maioria de vocês envie no prazo, e assim possamos começar a corrigir e comentar. (Além disso, o fato de existir uma data incentiva as pessoas a entregarem algo! :P)

Texto Complementar Eta 1

Aqui vai o Texto Complementar 1 do Curso Eta: um manual prático e esperto sobre como tirar todo o couro do Stellarium! Baixe o texto aqui.